terça-feira, 10 de agosto de 2010

TAM vende passagens nas Casas Bahia de olho na classe média

A TAM Linhas Aéreas busca atrair as classes emergentes com o novo conceito “Você vai e vai de TAM”, criado pela Y&R, que reforça que a companhia é acessível para diferentes públicos. A cantora Ivete Sangalo é a estrela da campanha que estreou domingo (8), no Fantástico, da Rede Globo.










Em paralelo à flexibilização da comunicação, a TAM ampliou os canais de distribuição e meios de pagamento, montando estandes de venda em locais de grande concentração do público que pretende atingir – como nas lojas da Casas Bahia. De acordo com Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM, o conceito “Você vai e vai de TAM” traduz com muita eficiência esse novo momento da companhia aérea. “Em pesquisas, constatamos que a classe emergente acredita que viajar de TAM não é para ela. Por isso, não olha nossos preços para, pelo menos, tentar comprar uma passagem. Uma das missões da agência era justamente desmitificar essa imagem e a Ivete, com certeza, nos ajudará a mostrar que a TAM é para todos”, explica.
A nova campanha contempla 12 filmes com veiculação em emissoras de TV aberta e fechada, merchandising, anúncios impressos - jornais e revistas-, publieditoriais, mídia online e material de ponto-de-venda.

Com o objetivo de fazer com que cada vez mais pessoas optem pelo avião, nos filmes e nas peças de mídia impressa são comparados preços e condições de pagamento de viagens pela TAM com passagens de ônibus.
Os comerciais são sempre musicados. “Em vez de contar, optamos por cantar histórias”, explica Marco Versolato, vp de criação da Y&R.












A Y&R também assina a identidade visual dos novos estandes de venda, os quais serão distribuídos em pontos estratégicos como algumas das lojas da rede Casas Bahia. Para garantir a consistência da comunicação, foi desenvolvido um hotsite com um layout mais didático e de fácil navegação. Nele, também será disponibilizado a Cartilha do Viajante – com dicas práticas para os clientes de primeiro vôo ou passageiros pouco acostumados a voar.

Segundo Manoela, a TAM resolveu atuar em três pontos principais a fim de alcançar as classes emergentes: cultura (divulgando que é possível viajar de avião), acesso (com mais pontos de venda espalhados pelo País) e financiamento. “Neste momento, estamos reforçando os dois primeiros pontos. Em relação ao último, já havia anunciado o parcelamento de passagens em até 48 vezes com o Banco Itaú e o Banco do Brasil e o financiamento de pacotes turísticos, em até 24 vezes, com Caixa Econômica Federal.”

A companhia aérea recorreu às pesquisas realizadas pelo instituto Data Popular para lançar o novo posicionamento. A nova classe média representa hoje 40% da população brasileira. Em 2009, nos voos da TAM foi responsável pela ocupação de 6% dos voos – ante os 2% de 2006. Também no ano passado, em cada dez passageiros, um viajou pela primeira vez de avião.

Ações
Inicialmente, a companhia área terá estandes de vendas nas filiais da Casas Bahia da praça Ramos, da Vila Nova Cachoeirinha e de São Mateus, na cidade de São Paulo. Nestes locais, será possível parcelar o valor dos bilhetes em até 12 meses nos cartões ItaúCard/TAM e da Casas Bahia (bandeiras Visa e Mastercard). A parcela mínima será de R$ 20.
A inauguração de franquias da agência de viagens também faz parte do plano da TAM para o varejo. "Nosso plano é ter 200 lojas até 2012", afirmou em nota o vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco. Atualmente, são 72 lojas TAM Viagens. A empresa lançará ainda produtos como o Giro TAM, destinado ao público universitário, que permite fazer, com um só bilhete, três paradas antes de chegar ao destino final.

O plano da TAM contempla canais de relacionamento com os novos públicos, incluindo uma cartilha - online e impressa - destinada aos passageiros que viajam pela primeira vez. "Já oferecemos bilhetes mais baratos em voos fora dos horários de pico e queremos agora expandir o canal de acesso", disse o presidente da TAM, Líbano Barroso.
Segundo estudo do Instituto Data Popular, 10,7 milhões de pessoas deverão realizar sua primeira viagem aérea nos próximos 12 meses - 8,7 milhões deste total, ou 82%, pertencem às classes C e D. Ainda conforme o levantamento, o volume de brasileiros que pretendem realizar ao menos uma viagem por meio de transporte aéreo até julho de 2011 chega a 26,5 milhões de pessoas. Deste montante, 67% estão nas classes C e D.


Esse é um movimento estratégico sem volta, oferecer mais condições às classes C e D para viajarem de avião. E mais, é um momento único, o primeiro vôo de avião. As empresas aéreas deveriam focar em Marketing Experience, pois o primeiro vôo vai ficar para sempre na mente das pessoas. Assim, oferecer novos canais de vendas demonstra duas coisas: a empresa está buscando aumentar a sua taxa de ocupação com novos formatos de vendas e novas capilaridade de presença e atender à um público que não tem costume de viajar de avião e que viram que esse é o momento esperado. Excelente estratégia!

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