Os comerciais são sempre musicados. “Em vez de contar, optamos por cantar histórias”, explica Marco Versolato, vp de criação da Y&R.
A Y&R também assina a identidade visual dos novos estandes de venda, os quais serão distribuídos em pontos estratégicos como algumas das lojas da rede Casas Bahia. Para garantir a consistência da comunicação, foi desenvolvido um hotsite com um layout mais didático e de fácil navegação. Nele, também será disponibilizado a Cartilha do Viajante – com dicas práticas para os clientes de primeiro vôo ou passageiros pouco acostumados a voar.
Segundo Manoela, a TAM resolveu atuar em três pontos principais a fim de alcançar as classes emergentes: cultura (divulgando que é possível viajar de avião), acesso (com mais pontos de venda espalhados pelo País) e financiamento. “Neste momento, estamos reforçando os dois primeiros pontos. Em relação ao último, já havia anunciado o parcelamento de passagens em até 48 vezes com o Banco Itaú e o Banco do Brasil e o financiamento de pacotes turísticos, em até 24 vezes, com Caixa Econômica Federal.”
A companhia aérea recorreu às pesquisas realizadas pelo instituto Data Popular para lançar o novo posicionamento. A nova classe média representa hoje 40% da população brasileira. Em 2009, nos voos da TAM foi responsável pela ocupação de 6% dos voos – ante os 2% de 2006. Também no ano passado, em cada dez passageiros, um viajou pela primeira vez de avião.
Ações
A inauguração de franquias da agência de viagens também faz parte do plano da TAM para o varejo. "Nosso plano é ter 200 lojas até 2012", afirmou em nota o vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco. Atualmente, são 72 lojas TAM Viagens. A empresa lançará ainda produtos como o Giro TAM, destinado ao público universitário, que permite fazer, com um só bilhete, três paradas antes de chegar ao destino final.
O plano da TAM contempla canais de relacionamento com os novos públicos, incluindo uma cartilha - online e impressa - destinada aos passageiros que viajam pela primeira vez. "Já oferecemos bilhetes mais baratos em voos fora dos horários de pico e queremos agora expandir o canal de acesso", disse o presidente da TAM, Líbano Barroso.
Segundo estudo do Instituto Data Popular, 10,7 milhões de pessoas deverão realizar sua primeira viagem aérea nos próximos 12 meses - 8,7 milhões deste total, ou 82%, pertencem às classes C e D. Ainda conforme o levantamento, o volume de brasileiros que pretendem realizar ao menos uma viagem por meio de transporte aéreo até julho de 2011 chega a 26,5 milhões de pessoas. Deste montante, 67% estão nas classes C e D.
Esse é um movimento estratégico sem volta, oferecer mais condições às classes C e D para viajarem de avião. E mais, é um momento único, o primeiro vôo de avião. As empresas aéreas deveriam focar em Marketing Experience, pois o primeiro vôo vai ficar para sempre na mente das pessoas. Assim, oferecer novos canais de vendas demonstra duas coisas: a empresa está buscando aumentar a sua taxa de ocupação com novos formatos de vendas e novas capilaridade de presença e atender à um público que não tem costume de viajar de avião e que viram que esse é o momento esperado. Excelente estratégia!
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