sábado, 17 de abril de 2010

O que é marketing direto?

O termo ainda é associado pela maior parte das pessoas à mala-direta e documentos similares que são enviados por correio visando o aumento das vendas de um produto. No entanto, de acordo com o escritor Drayton Bird, em sua obra "Bom Senso em Marketing Direto", existem dois tipos de marketing direto. O antigo representava apenas o conceito de vendas diretas - por correspondência, telefone ou televisão. Já o novo, tem como base o armazenamento de informações sobre pessoas e empresas em bancos de dados possibilitando uma comunicação com alto teor de persuasão. (Qualquer semelhança com ferramentas de CRM não é mera coincidência, CRM faz parte do novo conceito de marketing direto.)

O objetivo do marketing direto é analisar isoladamente os indivíduos e manter um canal em que eles obtenham benefícios, enquanto a empresa obtém lucros. Quando realizamos esse separação descobrimos o que os torna diferentes entre si e passamos a conhecer suas necessidades, preferências e interesses. Assim, ao adequar a comunicação a cada um destes perfis, ela se torna mais personalizada e assim com maiores chances de resultados positivos para ambos os lados.

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