terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quanto vale um ponto comercial?

Nos últimos anos, um dos segmentos imobiliários que mais se valorizou foi o comercial. Este crescimento se justifica pelo aumento da demanda e pela escassez de modernos e bem localizados empreendimentos no mercado.

O ponto comercial, local onde o empresário vende seus produtos ou presta seus serviços, constitui parte dos ativos da empresa - conjunto de bens físicos (vitrine, produtos, equipamentos), ou intangíveis (nome, marca, patentes) - que compõem o valor total do negócio.

Todos os dias com ou sem crise econômica observam-se novos comércios sendo abertos ou fechados. Existem diversos fatores que influenciam o sucesso ou fracasso de uma empresa, e sem dúvida, o planejamento é um deles. Neste quesito, as definições que envolvem o ponto comercial é de grande importância e influência neste desempenho.

Além de verificar as condições de conservação do imóvel a ser comprado ou alugado, deve-se se atentar se o imóvel encontra-se em dívidas com bancos/governo/impostos; se o zoneamento permite a atividade a que se destina, se a localização é de fácil acesso, se possui estacionamento (se não no local, próximo, ou se é permitido estacionar na rua), se esta localização é na região que seu público-alvo frequenta. E ainda no caso de bares, restaurantes, farmácias, clínicas, é necessário também um alvará da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros.

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Para definir o tipo e o melhor ponto comercial, deve-se conhecer o público-alvo. É importante saber como ele se comporta, quais suas preferências e principalmente, sua motivação de compra. Com essas informações pode-se então definir a dimensão necessária, localização, se em shopping ou na rua, estilo, e assim determinar possíveis reformas. Seguem 3 tipos de pontos comerciais:




Independente da escolha, alguns outros pontos contribuem para a valorização do ponto comercial. A fachada é o cartão de visita ao negócio. É quando se identifica a marca e o momento em que o possível cliente decide se entrará no comércio ou não. Existem diversas formas de valorizar a fachada, o uso de cores - adequadas ao negócio, volumes, revestimentos diferenciados, etc. A iluminação interna e externa, a segurança, a sonorização (seja barulho interno ou que venha da rua) deve ser controlada, limpeza constante externa e interna, e a manutenção como um todo do local.

Com o crescimento do negócio, este ponto pode se tornar ainda mais valioso, pois os clientes e a vizinhança já o conhecem, se acostumam com sua localização, e pode até virar ponto de referência.
Chegar neste patamar não é tarefa fácil, mas com bom planejamento é possível, e o valor do ponto comercial, muitas vezes é o seu negócio que determina.


4 comentários:

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  3. Estou com uma situaçao de divorcio, tenho uma Farmacia a 18 anos no mesmo ponto, agora estou divorciando e quero separar, a minha esposa vai ficar com a Farmacia, como eu calculo o valor dos clientes e o pontos comercial? Qual valor desse ponto?

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