quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Casa Branca terá energia solar

 Parece que o presidente Obama cedeu finalmente à pressão e a Casa Branca está prestes a ter painéis solares outra vez. Na década de 1970 o presidente Jimmy Carter instalou painéis solares no telhado da residência da presidência norte-americana. Mas os ventos do conservadorismo, trazidos pelo governo de Ronald Reagan, levaram não só as várias políticas sociais, como também os painéis de Jimmy Carter. Afinal, energias renováveis nunca foram o forte dos vários governos conservadores, quase sempre comprometidos com os cartéis do petróleo.
Recentemente várias organizações ambientalistas e defensoras das energias renováveis vêm pressionando o atual ocupante da Casa Branca para adotar esta saída como um sinal de seu compromisso com as energias renováveis. A nova matriz solar deverá ser instalada na próxima primavera e vai oferecer à primeira família não só água quente, como também energia complementar para algumas necessidades.
Uma das forças motrizes para que Obama se decidisse pela instalação dos painéis vinha do próprio Secretário de Energia Steven
Desde a posse, a medida era uma promessa
Desde a posse, a medida era uma promessa
 Chu. E foi ele, também, quem anunciou no último dia primeiro de outubro a implementação da medida, em uma conferência com lideranças de organizações ambientais.  
Estas mesmas lideranças ambientais esperam, agora, que o passo dado pelo Presidente Obama represente um sinal de que haverá maior empenho pela aprovação da nova legislação climática. Seria ótimo que este ótimo exemplo americano influenciasse a próxima ocupante do Palácio do Planalto. Espaço e sol não faltariam.

Fonte: E/A - Engenharia e Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário