quarta-feira, 10 de março de 2010

Como analisar a influência de uma loja sobre o consumidor

A influência de um estabelecimento sobre os consumidores depende de fatores como concentração e renda da população, além do grau de especialização da loja.
Para determinar a melhor localização para um empreendimento baseado na análise do perímetro de área, o empresário deve levar em conta: a localização, o número de concorrentes, e a distância entre eles.
Deve-se também identificar os concorrentes diretos e indiretos e ter uma ideia do faturamento e dos custos de transação que eles têm no negócio.

Do ponto de vista da análise externa, deve-se observar quem são os clientes e quais as suas condições de renda, escolaridade, concentração geográfica e outros dados sobre a população local que o empreendedor julgue importante.

Há programas de computadores que simulam o desempenho de uma loja em um determinado ponto comercial (como o “Bússola Sebrae”), de acordo com as informações pesquisadas no mercado.
Dentre estas simulações está o “Perímetro de Análise”, que mede a influência que uma loja exerce sobre os consumidores na sua área de atuação. Esta análise é feita a partir de critérios de profundidade (de consumidores potenciais), diversificação (de produtos oferecidos), localização (no bairro e em relação a seus concorrentes).
Para medir esse raio de atuação, utiliza-se técnicas estatísticas e matemáticas baseadas na preferência do consumidor. Por exemplo, para estabelecimentos com até oito caixas registradoras (como restaurantes, bares e lanchonetes, padaria, etc.), o perímetro de mercado é de até 250 metros quadrados.
Para lojas maiores, como supermercados com mais de oito caixas e restaurantes classe A e B, o perímetro pode chegar a dois quilômetros. Mas esse raio de influência pode aumentar ou diminuir, de acordo com a concentração, e da renda da população local, além das características da loja.

A influência da loja será maior quanto:

• maior for renda da população local;
• menor for a concentração populacional;
• maior a especialização da loja.

Alguns pontos merecem atenção especial pois normalmente se pensa que o melhor é estar o mais distante possível do concorrente; nem sempre. Não é à toa que lojas de carros, lanchonetes e bares estão sempre concentrados no mesmo lugar (apenas para citar alguns exemplos).
Da mesma forma, tende-se a pensar que quanto maior a concentração populacional, maior o número de consumidores. Isso é relativo, pois menor será o perímetro de influência da loja.

Esse modelo computadorizado de simulação é bastante adequado para a localização de ponto comercial, mas não é suficiente quando há muitos concorrentes, porque há muita informação a ser considerada. Para trabalhar com todas essas variáveis, deve-se analisar o mercado de maneira quantitativa e qualitativa, estimando os custos de cada loja.
 Esse recurso vai ajudar o empreendedor a tomar decisões, mas não é suficiente para montar todo o plano de negócio. Certamente, ele vai precisar ir a campo para pesquisar dados primários, como gostos e preferências, sobre o produto que pretende lançar no mercado.

2 comentários:

  1. Gabriela, sou aluna de arquitetura e estou realizando uma pesquisa na área de arquitetura comercial, será que você poderia fornecer seu email para que eu possa tirar algumas dúvidas? Obrigada.
    Taísia Honório

    ResponderExcluir
  2. Olá Taisia,

    você pode me contactar no e-mail gmoreira@deisgn2c.com.br

    Obrigada.

    ResponderExcluir