quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A influência da aquitetura sobre o consumidor

Bem se sabe que a arquitetura pode influenciar o comportamento do consumidor, para o bem ou para o mal.

Um ambiente claro, bem organizado, limpo e bem cuidado, com cores agradáveis é convidativo à visitação, à estadia. Quem nunca teve a sensação de estar a frente de uma loja e, apesar da vitrine bonita, não ter vontade de entrar? Portas pequenas e/ou estreitas, ambientes escuros intimidam a entrada das pessoas. Cores muito fortes, ou muitas cores - dependendo do tipo de comércio - podem ser desagradáveis para a permanência.

Segundo dados do POPAI Brasil, entidade especializada no estudo de merchandising, 81% das decisões de compra e escolha de um produto são efetuadas no local da venda.
Com um número expressivo assim, imagine se o ambiente não é agradável à permanência? Não há promoção que resolva.
 O lay-out, a comunicação visual, o mobiliário, o formato da exposição dos produtos, tudo isso faz parte de um projeto de arquitetura comercial, não apenas o projeto do prédio. É isso que promove interatividade com o público, e daí sua conquista, ou não.

Uma boa arquitetura comercial pode, além de instigar a entrada do cliente, direcionar seu percurso dentro da loja, determinar a sequência e quais produtos ele deve ver - de forma que ele tenha contato com todas as ofertas - e proporcionar uma experiência no local, seja visual, auditiva, de conforto, qualquer que faça aquele momento distinto de qualquer outra loja.

Percebe-se então que o ponto-de-venda, ou a loja em si, é crucial dentro da estratégia de comunicação, e seu desenvolvimento deve ser encarado como tal. Obviamente para uma melhor rentabilidade, o trabalho deve estar integrado às demais ações de marketing. Para existir identificação da marca, todas as peças devem ter um objetivo de comunicação único.
Independente de qual ramo, uma empresa é constituída de pessoas. Entender a necessidade do cliente e atendê-lo com atenção e respeito é o segredo para o sucesso de qualquer negócio.

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