sábado, 17 de abril de 2010

AT&T - Nova campanha com logo remodelado

O que é marketing direto?

O termo ainda é associado pela maior parte das pessoas à mala-direta e documentos similares que são enviados por correio visando o aumento das vendas de um produto. No entanto, de acordo com o escritor Drayton Bird, em sua obra "Bom Senso em Marketing Direto", existem dois tipos de marketing direto. O antigo representava apenas o conceito de vendas diretas - por correspondência, telefone ou televisão. Já o novo, tem como base o armazenamento de informações sobre pessoas e empresas em bancos de dados possibilitando uma comunicação com alto teor de persuasão. (Qualquer semelhança com ferramentas de CRM não é mera coincidência, CRM faz parte do novo conceito de marketing direto.)

O objetivo do marketing direto é analisar isoladamente os indivíduos e manter um canal em que eles obtenham benefícios, enquanto a empresa obtém lucros. Quando realizamos esse separação descobrimos o que os torna diferentes entre si e passamos a conhecer suas necessidades, preferências e interesses. Assim, ao adequar a comunicação a cada um destes perfis, ela se torna mais personalizada e assim com maiores chances de resultados positivos para ambos os lados.

Consumo do luxo

Encontrei 2 exemplos que ilustram bem o texto "Pensando o consumo do exagero" de Seth Godin postado aqui. Um deles trata-se do azulejo mais caro do mundo que reproduz o quadro "The Kiss" (O Beijo) de Gustav Klimt. Ele mede 60 x 60cm e foi feito com detalhes em ouro 24 quilates e platina.
 O azulejo foi produzido em edição limitada e estará disponível para venda no verão europeu por cerca de 400 Libras, cerca de 1.085 Reais.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Pensando o consumo do exagero

Qual a razão de você ter um gramado em sua casa? É uma tradição. Os gramados foram inventados como forma de a nobreza demonstrar que podia se dar ao luxo de desperdiçar terra. Ao tomar a terra do pastoreio de ovinos, enviavam uma mensagem aos seus vizinhos: Somos ricos, podemos tranquilamente desperdiçar oportunidades de fazer alguns dólares do nosso gramado. 

O consumo exagerado tem uma longa história. Desperdiçando milhões de dólares com um tubarão em um tanque, ou em cabos de platina para som de $ 50.000 que podem ter um som terrível, como $ 2.000 em cabos stereo (que podem muito bem ter a qualidade de cabos estéreo de $ 200). E assim por diante.
De fato, as origens da indústria de bens de luxo estão neste desejo de desperdício, em público. Ha 350 anos na França, Jean-Baptiste Colbert sonhou com a idéia de encomendar produtos raros, como forma de melhorar o saldo da balança comercial da FrançaLVMH e outras grandes corporações colecionam marcas que tem como característica a escassez, acima de tudo. Não é que eles são melhores na execução das peças, mas muitos são apenas raros e caros. 


(Nota interessante: estima-se que 20% de todas as mulheres no Japão em torno de seus 20 anos possui uma mala Louis Vuitton ... escasso?) 


Em toda cidade existem hotéis mais caros que são barulhentos, com café da manhã de 56 dólares, sem estacionamento, cortinas que não deixam o quarto escuro e quartos que não tem armários suficientes. Mas o desperdício de poder pagar muito para ficar lá garante que você estará cercado por outros tão ricos e tão interessado em provar isso quanto você. 


Os ricos sempre vão querer saciar o desejo de se destacar, mas me pergunto se há uma nova versão para este consumo:
Os gastos com investimentos e no tempo, e não no material. 


E isso não é tão inútil, está focado em artesãos. 


A nova tendência em gastar dinheiro é comprar coisas que são meticulosamente feitas a mão, ao invés de produzidas em massa. Pode não ser um preço melhor do que você poderia comprar no varejo, mas o fato de você pode pagar por um artesão para criá-lo, um artista para projetá-lo, um trabalhador talentoso para dar-lhe vida - isso tem uma poderosa força sobre o que você pode pagar e que é importante para você. Em vez de um casa maior, que seja uma casa construída a partir do zero por artesãos. Em vez de um grande bife, que seja um prato feito à mão com legumes cultivados em determinado local...
Todos os marketeiros contam uma história. O "este é o melhor preço e valor" da história é apenas um dos disponíveis, e de fato, raramente é o mais eficaz para o público que você pode estar tentando alcançar.*



*Este texto é a tradução de "Revisiting conspicuous consumption" de Seth Godin.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Nova estratégia de marketing da Schweppes - latinhas fosforescentes para baladas

A Schweppes lança uma nova coleção de latas fosforescente dedicadas ao mundo noturno francês. Um novo design elegante e surpreendente concebido pela dupla criativa de Fred & Farid. As latinhas são adornadas com uma explosão de formas geométricas simples que dão uma impressão de explosão e movimento ao desenho. Dedicado à vida noturna, as latas são adornadas com um efeito de flash que reage à luz negra em todas as suas sombras e reflexos de luz.











 












Essa é uma estratégia das bebidas para se destacarem mais ainda nas baladas.

sábado, 3 de abril de 2010

O Universo Conhecido

Animação desenvolvida pelo Museu de História Natural dos EUA sobre a relação da Terra com o Universo. Bem legal!